SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldadesCiberfeminismo e multiletramentos críticos na cibercultura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de  y  ALVES, Thelma Panerai. Narrativas dos professores nas redes: o percurso dos professores da Educação Básica. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e76253.  Epub 26-Nov-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.76253.

A cultura digital favorece a comunicação e a integração de diferentes contextos, promovendo transformações na relação da sociedade com as tecnologias digitais. O objetivo deste artigo foi analisar o percurso realizado por professores da rede pública da Educação Básica, na construção das narrativas digitais em blogs, páginas com domínio próprio e redes sociais. A metodologia deste estudo foi de natureza qualitativa, na perspectiva dos Estudos Culturais, com a fundamentação de autores como Castells (2017), Jenkins (2008), Bruner (2002), Paul (2014) e Recuero (2016). Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas virtualmente ou presencialmente, e foram criadas categorias de análise que emergiram da teoria e dos dados coletados. Os sujeitos da pesquisa foram 60 professores da rede pública da Educação Básica, que produziam e compartilhavam conteúdos com foco educacional, nas redes. Como resultados, encontramos que os professores entrevistados ficaram surpresos, inicialmente, com as respostas obtidas pelas narrativas criadas em seus espaços digitais. Os professores narraram que nem sempre recebiam apoio nas ações realizadas dentro das escolas, mas que, extrapolando os muros das escolas, se sentiam conectados a outras pessoas e acolhidos por elas. Neste sentido, os professores se deram conta da capacidade de influência que exerciam nas redes.

Palabras clave : Narrativas; Cultura digital; Professores; Educação Básica; Espaços virtuais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )