SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Narrativas dos professores nas redes: o percurso dos professores da Educação BásicaEducação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

FERNANDES, Terezinha  y  SANTOS, Edméa. Ciberfeminismo e multiletramentos críticos na cibercultura. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e76124.  Epub 26-Nov-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.76124.

Este artigo tem como objetivo compreender como a atuação de mulheres ciberativistas no combate à violência discursiva praticada por homens em redes sociais pode ser mobilizadora de multiletramentos críticos da cibercultura e contribuir com processos formativos feministas na universidade. O estudo, com suporte no referencial teórico da perspectiva social e abordagem crítica dos multiletramentos, dialoga com o ciberfeminismo e a violência pelo uso da linguagem, analisando uma prática ativista e sua repercussão mundial veiculadas em vídeos na rede social YouTube e expressas no discurso de representantes políticos e praticantes culturais da interação. Os processos históricos de acirramento de conflitos políticos e ideológicos relacionados ao legado patriarcal e machista se refletem em espaços públicos e sociais e também no ciberespaço, materializados na violência pelo uso da linguagem em redes sociais e nas práticas de ciberativistas que lutam, resistem e marcam o seu lugar social, apontando o potencial dessas experiências no desenvolvimento de conhecimentos críticos para a formação social e política de outras mulheres contra esta forma de opressão.

Palabras clave : Cibercultura; Multiletramentos; Redes sociais; Ciberfeminismo; Violência discursiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )