SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36OnLIFE Education: the ecological dimension of digital learning architectures“Many as one”: curriculum policies, social justice, equity, democracy and the (im) possibilities to differ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

RANNIERY, Thiago  and  OLIVEIRA, Iris Verena. Apresentação - Educação, democracia e diferença: torções imaginativas de gênero, sexualidade e raça. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e77226.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77226.

Este ensaio de apresentação busca localizar a proposta do dossiê Educação, Democracia e Diferença e condensar, mesmo que brevemente, provocações dos estudos de gênero, sexualidade e raça aos pressupostos ontológicos do ordenamento jurídico-colonial da democracia liberal. Seu argumento geral mostra como uma vigorosa economia geral do pensamento da diferença exige prestar atenção às torções ético-políticas que esses campos intelectuais legaram à composição entre educação e democracia. Para tanto, na primeira parte, nós percorremos os efeitos do que chamamos de ecos político-conceituais da diferença e observamos como esses ecos alimentam uma política de imaginação para traçar alternativas já existentes em sistemas hegemônicos. Na segunda parte, expomos como os textos componentes do dossiê percebem a expansão da política e salientam os muitos e múltiplos modos de transbordamentos e transformações da relação entre educação e diferença. Trata-se de uma relação comprometida em reverberar como aqueles corpos que jamais foram feitos para aparecer no espaço público geram e regeneram mundos e produzem a possibilidade de imaginar a democracia de outra maneira.

Keywords : Democracia; Diferença; Gênero; Sexualidade; Raça.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )