SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem“Muitos como Um”: políticas curriculares, justiça social, equidade, democracia e as (im)possibilidades de diferir índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

RANNIERY, Thiago  y  OLIVEIRA, Iris Verena. Apresentação - Educação, democracia e diferença: torções imaginativas de gênero, sexualidade e raça. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e77226.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77226.

Este ensaio de apresentação busca localizar a proposta do dossiê Educação, Democracia e Diferença e condensar, mesmo que brevemente, provocações dos estudos de gênero, sexualidade e raça aos pressupostos ontológicos do ordenamento jurídico-colonial da democracia liberal. Seu argumento geral mostra como uma vigorosa economia geral do pensamento da diferença exige prestar atenção às torções ético-políticas que esses campos intelectuais legaram à composição entre educação e democracia. Para tanto, na primeira parte, nós percorremos os efeitos do que chamamos de ecos político-conceituais da diferença e observamos como esses ecos alimentam uma política de imaginação para traçar alternativas já existentes em sistemas hegemônicos. Na segunda parte, expomos como os textos componentes do dossiê percebem a expansão da política e salientam os muitos e múltiplos modos de transbordamentos e transformações da relação entre educação e diferença. Trata-se de uma relação comprometida em reverberar como aqueles corpos que jamais foram feitos para aparecer no espaço público geram e regeneram mundos e produzem a possibilidade de imaginar a democracia de outra maneira.

Palabras clave : Democracia; Diferença; Gênero; Sexualidade; Raça.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )