SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Juventude negra, Ensino Médio e democracia: a luta pela escolaSaberes encruzilhados: (de)colonialidade, racismo epistêmico e ensino de filosofia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

GABRIEL, Carmem Teresa  y  MENDES, Natália Rodrigues. Saber docente e experiências com feminismos: reconfigurações curriculares insurgentes. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e75674.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75674.

Este artigo tem por objetivo explorar os processos de objetivação e de subjetivação dos/nos currículos escolares, na interface com temáticas produzidas nos campos discursivos dos feminismos que tendem a deslocar e ampliar o horizonte democrático no campo educacional. Assume a postura epistêmica pós-fundacional e investe nas categorias “saber docente”, “sujeito biográfico”, “conhecimento disciplinarizado”, com o propósito de compreender em meio às estratégias mobilizadas no “currículo nosso de cada dia” os efeitos de deslocamento na interface currículo-conhecimento. Dialoga com as contribuições teóricas dos estudos da diferença e dos estudos biográficos, para produção de uma leitura política de currículo que permita desestabilizar sentidos historicamente hegemonizados no campo educacional da ideia de “sujeito autônomo racional”, bem como problematizar o entendimento do termo objetividade marcado por concepções metafísicas de “neutralidade” e “verdade”. Como campo empírico, o artigo explora fragmentos da narrativa produzida por um professor de Sociologia do ensino médio cujas propostas curriculares estão fortemente atravessadas pela questão da diferença. A análise apontou um movimento permanente de reformulação de repertórios de planejamentos de aula com propósito de responder às interpelações que emergem em meio ao processo de ensino-aprendizagem na relação com os estudantes, deslocando contingencialmente o entendimento sobre os conhecimentos legitimados a serem ensinados em sua disciplina.

Palabras clave : Currículo; Feminismos; Saber docente; Sujeito biográfico; Pós-fundacionismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )