SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Crossroads knowledge: (de)coloniality, epistemic racism and philosophy teaching“People are more than men”: gender and care in alcohol and other drugs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

PARANHOS, Mayra Louyse Rocha  and  CARDOSO, Lívia de Rezende. Direito de vida e morte em um currículo de Biologia. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e75223.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75223.

Este artigo tem o objetivo de analisar argumentações de licenciandos em Biologia acerca de testes genéticos que envolvem seleção ou descarte de características raciais, deficiências físicas, eugenia, reprodução humana e aborto. Por meio da análise foucaultiana sobre o material produzido nos grupos focais, argumentamos que o discurso biotecnológico tem construído um regime de verdades sobre corpos vivíveis e corpos matáveis, estipulando a genética saudável e instituindo padrões, abjetos e direitos pouco problematizados no currículo de formação aqui investigado. Ao problematizarmos o direito de vida e morte, pudemos confrontar dimensões éticas e culturais postas aos/às participantes nos procedimentos biotecnológicos, tais como início da vida, descarte de embriões e aborto. Por fim, a partir dos confrontos propiciados, construímos algumas considerações para pensarmos biotecnologias, currículos e produção de sujeitos não fascistas.

Keywords : Gênero; Corpo; Currículo..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )