SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Política educativa en Chile para eliminar las lógicas neoliberales del mercado escolarDisputas en torno al carácter de la educación pública en Uruguay: de la privatización latente a la privatización impuesta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

OYARCE, Nicolas Gregorio Fleet; LEIHY, Peodair Seamus  y  ZEGERS, Jose Miguel Salazar. Crise da Educação Superior no Chile neoliberal: mercado e burocracia. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e77536.  Epub 02-Dic-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77536.

Este artigo analisa os conflitos e dilemas da Educação Superior chilena, construída e massificada pelas políticas neoliberais de 1980 até os dias atuais. Em particular, o trabalho centra-se nos efeitos da reforma promovida pelo governo de Michelle Bachelet em 2016, que tinha o objetivo declarado de retirar a centralidade do mercado e garantir o ensino superior gratuito, procurando assim responder ao movimento social no. 2011, protagonista do maior ciclo de protestos conhecido desde o retorno à democracia em 1990 no Chile até então. A partir de uma análise sócio-histórica, com destaque para a análise da transformação do Estado, conclui-se que a Educação Superior mantém sua inércia comercial, resguardada por uma burocracia estatal intimamente ligada ao mercado e aos poderes ideológicos que controlam a Educação Superior. privado. Nesse arranjo, a crise gerada pela expansão do mercado - da legitimidade da Educação Superior e do sentido de seu projeto - permanece sem solução.

Palabras clave : Ensino Superior; Neoliberalismo; Burocracia; Bachelet; Gratuidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )