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Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MARTINIS, Pablo. Disputas sobre o caráter da educação pública no Uruguai: da privatização latente à privatização imposta. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e77559.  Epub 02-Dic-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77559.

O artigo aborda, a partir de uma perspectiva vinculada à análise política do discurso, os processos de privatização educacional em desenvolvimento no Uruguai na última década. Por meio da análise de material documental, mostra-se como durante os governos de centro-esquerda da Frente Ampla (2005 - 2019) se geraram condições para uma privatização incipiente. Analisa-se que um primeiro passo dos setores partidários da privatização foi gerar na opinião pública uma visão fortemente crítica da educação pública uruguaia. Esses setores, compostos por atores empresariais, políticos e acadêmicos, utilizaram a modalidade “doações especiais” para financiar projetos educacionais definidos como “públicos privados”. Esses projetos educacionais foram apresentados como alternativas à educação pública. As informações analisadas mostram como essas iniciativas têm ganhado espaço entre os cidadãos uruguaios. Por fim, apresenta-se como essas propostas são retomadas e aprofundadas pelo governo de direita instalado em 1º de março de 2020. Fica em aberto a necessidade de continuar a aprofundar as pesquisas sobre esses temas para melhor compreender os processos em andamento.

Palabras clave : Educação; Privatização; Gestão; Discurso; Uruguai.

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