SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Crise da Educação Superior no Chile neoliberal: mercado e burocraciaO público e o privado na educação Argentina no âmbito do projeto político da alianza cambiemos (2015-2019): notas críticas sobre uma agenda de investigação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

MARTINIS, Pablo. Disputas sobre o caráter da educação pública no Uruguai: da privatização latente à privatização imposta. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e77559.  Epub 02-Dez-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77559.

O artigo aborda, a partir de uma perspectiva vinculada à análise política do discurso, os processos de privatização educacional em desenvolvimento no Uruguai na última década. Por meio da análise de material documental, mostra-se como durante os governos de centro-esquerda da Frente Ampla (2005 - 2019) se geraram condições para uma privatização incipiente. Analisa-se que um primeiro passo dos setores partidários da privatização foi gerar na opinião pública uma visão fortemente crítica da educação pública uruguaia. Esses setores, compostos por atores empresariais, políticos e acadêmicos, utilizaram a modalidade “doações especiais” para financiar projetos educacionais definidos como “públicos privados”. Esses projetos educacionais foram apresentados como alternativas à educação pública. As informações analisadas mostram como essas iniciativas têm ganhado espaço entre os cidadãos uruguaios. Por fim, apresenta-se como essas propostas são retomadas e aprofundadas pelo governo de direita instalado em 1º de março de 2020. Fica em aberto a necessidade de continuar a aprofundar as pesquisas sobre esses temas para melhor compreender os processos em andamento.

Palavras-chave : Educação; Privatização; Gestão; Discurso; Uruguai.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )