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Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

RODRIGUEZ, Laura Roberta  y  VIOR, Susana E.. O público e o privado na educação Argentina no âmbito do projeto político da alianza cambiemos (2015-2019): notas críticas sobre uma agenda de investigação. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e77557.  Epub 02-Dic-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77557.

O artigo apresenta alguns aspectos relevantes da política educacional do governo de M. Macri na Argentina (2015-2019) a fim de analisar a evolução das diferentes formas de privatização educacional, as mudanças nas fronteiras entre o público e o privado na educação e as abordagens investigativas que buscam compreendê-los. Observando os limites políticos e econômicos do ciclo de doze anos dos governos "progressistas" de N. Kirchner e C. Fernández, são revistas as principais medidas do programa de "ajuste" profundo e reestruturação das condições de acumulação, e as principais consequências em termos da deterioração da situação económica e social geral, e sua correlação no sistema público de ensino (ajustamento orçamental, "racionalização" do sistema educacional, deterioração dos salários dos professores). São revisadas as principais abordagens utilizadas para analisar a tendência à privatização endógena e exógena na Argentina, em um sistema historicamente caracterizado por uma forte presença do Estado como provedor de educação. Propõe-se uma abordagem alternativa mais sensível às condições em que a sociedade capitalista é produzida e reproduzida como um todo e em sua expressão nacional, a partir de uma análise materialista que restaura a unidade das dimensões econômica e política para explicar as transformações da educação pública, papel do Estado e sistemas educacionais.

Palabras clave : Argentina; M. Macri; Educação pública; Privatização; Capitalismo.

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