SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36La educación venezolana en tiempos de guerra“Educação Já!” e a governança federativa: a nova investida do movimento Todos Pela Educação na definição do Sistema Nacional de Educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CAETANO, Maria Raquel  y  MENDES, Valdelaine da Rosa. Think tanks, redes e a atuação do empresariado na educação. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e75939.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75939.

Este estudo se debruça sobre a análise da atuação dos think tanks pró-mercado na área educacional na América Latina. É imprescindível à academia dar atenção ao movimento realizado por instituições que pretendem definir os rumos da educação em uma região do planeta tão diversa e com tantas fragilidades ainda a serem enfrentadas na formação dos estudantes. Com o propósito de investigar quem são e como atuam este estudo discute a atuação dos think tanks pró-mercado e analisa a Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (Reduca) e sua articulação com o empresariado e Organismos Internacionais. A educação é uma área que tem recebido maior atenção dessas organizações nas últimas décadas, intensificando os interesses privados na condução da política educativa latino-americana.

Palabras clave : Think tank; Empresariado na educação; Redes; Privatização da educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )