Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
CAETANO, Maria Raquel y MENDES, Valdelaine da Rosa. Think tanks, redes e a atuação do empresariado na educação. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e75939. Epub 01-Dic-2020. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.75939.
Este estudo se debruça sobre a análise da atuação dos think tanks pró-mercado na área educacional na América Latina. É imprescindível à academia dar atenção ao movimento realizado por instituições que pretendem definir os rumos da educação em uma região do planeta tão diversa e com tantas fragilidades ainda a serem enfrentadas na formação dos estudantes. Com o propósito de investigar quem são e como atuam este estudo discute a atuação dos think tanks pró-mercado e analisa a Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (Reduca) e sua articulação com o empresariado e Organismos Internacionais. A educação é uma área que tem recebido maior atenção dessas organizações nas últimas décadas, intensificando os interesses privados na condução da política educativa latino-americana.
Palabras clave : Think tank; Empresariado na educação; Redes; Privatização da educação.