SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36A educação venezuelana em tempos de guerra“Educação Já!” e a governança federativa: a nova investida do movimento Todos Pela Educação na definição do Sistema Nacional de Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

CAETANO, Maria Raquel  e  MENDES, Valdelaine da Rosa. Think tanks, redes e a atuação do empresariado na educação. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e75939.  Epub 01-Dez-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75939.

Este estudo se debruça sobre a análise da atuação dos think tanks pró-mercado na área educacional na América Latina. É imprescindível à academia dar atenção ao movimento realizado por instituições que pretendem definir os rumos da educação em uma região do planeta tão diversa e com tantas fragilidades ainda a serem enfrentadas na formação dos estudantes. Com o propósito de investigar quem são e como atuam este estudo discute a atuação dos think tanks pró-mercado e analisa a Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (Reduca) e sua articulação com o empresariado e Organismos Internacionais. A educação é uma área que tem recebido maior atenção dessas organizações nas últimas décadas, intensificando os interesses privados na condução da política educativa latino-americana.

Palavras-chave : Think tank; Empresariado na educação; Redes; Privatização da educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )