SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Think tanks, networks and business performance in educationThe Lemann Foundation course on Managerialism for Learning as a process of institutionalizing managerialism in schools of Basic Education in Alagoas: implications for the democratization of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ARAUJO, Gilda Cardoso de  and  NASCIMENTO, Rosenery Pimentel do. “Educação Já!” e a governança federativa: a nova investida do movimento Todos Pela Educação na definição do Sistema Nacional de Educação. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e77534.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77534.

O artigo tem por objetivo analisar o programa “Educação Já!”, lançado em 2018 como o mais recente instrumento de incidência do Todos Pela Educação na definição e articulação de políticas que são centrais à instituição do Sistema Nacional de Educação, tais como o financiamento, o pacto federativo, o regime de colaboração, as políticas de formação de professores, o currículo, a avaliação e a gestão pública. O referencial teórico toma como base Antonio Gramsci e David Harvey, ao discutirem a reconfiguração do capital e a construção de consentimentos, legitimando posições de poder. A metodologia parte da análise documental, com o levantamento de fontes relacionadas à formulação da proposta “Educação Já!”. As considerações finais indicam que o Todos Pela Educação tem levado a termo um projeto de privatização da educação por meio da articulação entre base, ensino, avaliação e responsabilização, a partir da proposta de uma normativa do Sistema Nacional de Educação que incorpore a racionalidade do mundo corporativo.

Keywords : “Educação Já!”; Governança federativa; Sistema Nacional de Educação; Privatização; Todos Pela Educação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )