SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37The virtual community of practices for trainers’ educators: an invitation to write narratives about lived experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

BARREIRO, Cristhianny Bento  and  MOGARRO, Maria João. Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e70181.  Epub Apr 19, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.70181.

Este trabalho apresenta estudo comparado sobre a organização da educação profissional de nível médio no Brasil e em Portugal. O objetivo foi o de compreender como se organizam e se estruturam os cursos profissionais no âmbito da educação formal, bem como descrever os requisitos de acesso à docência, especificamente nas componentes curriculares profissionalizantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo córpus constituiu-se de legislações, bem como de publicações oriundas de pesquisa em bases de dados com o tema formação de professores para educação profissional no Brasil e em Portugal. Como resultados, pode-se afirmar que a formação de professores para a Educação Profissional não está instituída na prática das instituições em nenhum dos dois países, tendo amparo legal em Portugal e um recuo na valorização do pedagógico no Brasil.

Keywords : Ensino Técnico; Formação de Professores; Brasil; Portugal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )