SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Docência e ensino profissional no Brasil e em PortugalNarrativas compartilhadas na formação da professora iniciante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

FRAUENDORF, Renata Barroso de Siqueira  e  PRADO, Guilherme do Val Toledo. Comunidade virtual de práticas de formador de formadores: um convite à escrita de narrativas de experiências vividas. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e75530.  Epub 19-Abr-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75530.

A criação de uma comunidade virtual de práticas de formador de formadores faz parte de uma investigação narrativa de doutorado, em processo, que tem como um dos objetivos (re)colher narrativas de formador de formadores a fim de organizar uma coleção de registros que possa ser fonte de conhecimento para esses (e desses) profissionais. Os formadores, assim como professores e profissionais da educação, sempre têm boas histórias para contar, mas nem sempre as registram ou partilham. Há narrativas inspiradoras e felizes; outras inspiradoras e tristes; algumas nada inspiradoras, mas muito potentes para se refletir sobre a atuação e as condições de trabalho oferecidas a esse profissional dentro de programas de formação continuada, entre outros aspectos. Consideramos que há muito a se descobrir pela voz de formador de formadores, e que é possível ampliar o corpus de conhecimento sobre esse profissional e seu campo de atuação, uma vez que há pouca literatura sobre esse tema. Para acessar essas histórias se fez necessário criar um dispositivo que viabilizasse e mobilizasse a escrita de produções de saberes experienciais numa dimensão narrativa e formativa. Neste texto pretendemos compartilhar o processo de criação e administração de um grupo privado em rede social - no recorte de seus dois primeiros meses de funcionamento - e o que temos aprendido e refletido como investigadores narrativos a partir do movimento de elaboração e acompanhamento de postagens e reações no grupo.

Palavras-chave : Formação de formador; Narrativas; Formação continuada; Comunidade de práticas; Coletivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )