SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Narrativas compartilhadas na formação da professora inicianteAscensão na carreira docente e diferenças de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

TREVISAN, Amarildo Luiz; AZEVEDO, Maurício Cristiano de  e  ROSA, Geraldo Antonio da. Mal de arquivo - Um desafio para a filosofia da educação?. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e68475.  Epub 26-Abr-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68475.

A partir da reflexão extraída do livro “Mal de arquivo: uma impressão freudiana”, de Jaques Derrida, o artigo pretende investigar as consequências da metáfora de “mal de arquivo” para o campo da filosofia da educação. Por intermédio da crença de que a tradição do reprimido se inscreve na ideia de arquivo, procura potencializar o termo para interpretar alguns problemas existentes no campo da relação entre filosofia e educação. Especialmente, dirige o olhar para a forma como surge o discurso da filosofia, bem como a dinâmica cultural que persiste em seguir certas orientações, sua autoridade e a sua genealogia bastante presente no âmbito acadêmico contemporâneo. A desconstrução da metafísica se soma ao trabalho da psicanálise, fazendo o proibido aflorar à consciência, e, portanto, ao nível literal da escritura. E assim, o acontecimento da compreensão pode auxiliar a desmobilizar a compulsão à repetição que se instaurou no arquivo.

Palavras-chave : Mal de arquivo; Filosofia da educação; Hermenêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )