SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Ascensão na carreira docente e diferenças de gênero“O imperativo de contar”: uma pesquisa-ação com mulheres e crianças quilombolas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

ROCHA, Fernanda Cristina Campos da  y  GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Repetência e reprovação na implementação da escola graduada: emergência e significados históricos. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e74535.  Epub 26-Abr-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.74535.

O artigo busca investigar a emergência da reprovação e da repetência escolar nos primeiros anos de implementação da escola graduada, em Minas Gerais. Procura-se apreender sua ocorrência e os significados que lhes eram atribuídos pelos profissionais da Educação de uma escola primária: o Grupo Escolar Paula Rocha, na cidade de Sabará/MG. Entendemos que tais fenômenos relacionam-se com a organização da escola graduada, no interior de uma cultura escolar fundada na homogeneização das turmas e na complexificação dos processos avaliativos. O corpusdocumental foi constituído pela legislação educacional, relatórios de direção e inspeção, atas de exames, termos de promoção e livros de matrículas. Verificou-se no período analisado, entre 1907 e 1930, que reprovação e repetência eram concentradas no 1º Ano escolar, sendo compreendidas como fenômenos distintos. A repetência constituía recurso didático que procurava garantir a aprendizagem diante da extensão do Programa de Ensino e a pouca idade dos estudantes. Estas eram também as justificativas para a reprovação, que incidia mesmo entre alunos aprovados nos exames finais. Verificou-se a criação, pela escola, de estratégias de organização seriada e de avaliação que buscassem garantir a aprendizagem e facilitassem a homogeneização das turmas.

Palabras clave : Educação; Reprovação; Repetência; Avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )