SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Cinema negro feminino, estética e política na formação de professoras: uma experiência com o filme KbelaEmoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

TORRES, Juliana Rezende  y  CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra. Formação docente crítica em torno das questões de raça, etnia, gênero e sexualidade à luz da concepção de educação libertadora de Paulo Freire. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e75679.  Epub 26-Abr-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75679.

A formação docente, com base na educação libertadora de Paulo Freire, ocorreu com alunos de licenciatura de três cursos de uma universidade pública federal. Os processos formativos iniciais desencadearam parcerias entre a universidade e instituições do entorno (escola pública estadual e quilombo). Nessas parcerias, destaca-se o desenvolvimento de práticas educativas freireanas resultantes da emergência de situações-limite em torno das questões de raça, etnia, gênero e sexualidade mediante investigação temática. Essas situações expressam contradições sociais locais/globais, sintetizadas em temas geradores e carregam o potencial de humanização via atos-limite, aqui considerados como elaboração e desenvolvimento de currículos críticos por meio dos temas geradores. Esta pesquisa explicita situações-limite relativas à questão das diferenças e apresenta atos-limite desenvolvidos nos processos formativos freireanos junto a educandas(os), para a superação de visões de mundo acríticas. A metodologia utilizada está ancorada nos pressupostos da pesquisa qualitativa em educação, pois envolve não apenas a pesquisa-ação para a realização dos processos formativos, mas também a coleta de dados da análise documental, cujos documentos utilizados foram os relatórios finais/portfólios de estudantes em licenciatura. Os principais resultados do trabalho acenam para o potencial crítico-libertador da pedagogia freireana desenvolvida em contextos de formação inicial, tendo em vista a superação de situações-limite por atos-limite, bem como para a importância do trabalho pedagógico em torno de questões relativas às diferenças, no âmbito de uma concepção de educação que visa à humanização e a democracia.

Palabras clave : Formação inicial; Situação-limite; Ato-limite; Educação libertadora.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )