SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Critical teacher education around the issues of race, ethnicity, gender, and sexuality in the light of Paulo Freire's concept of liberating education“Viva la Parola!”: The constitutions of truths on the education of the deaf in the Milan conference (1880) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

FARIA, Paula Maria Ferreira de  and  CAMARGO, Denise de. Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e64536.  Epub May 20, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.64536.

O artigo apresenta uma pesquisa cujo principal objetivo foi compreender as emoções do professor em relação ao processo de educação inclusiva e ao aluno em inclusão a partir dos referenciais da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com três professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal da periferia do Município de Curitiba. A análise dos dados foi norteada pelos princípios da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e envolveu o uso de entrevistas estruturadas, semiestruturadas e a produção de registros fotográficos. Os dados foram categorizados segundo as vivências das participantes como alunas, como docentes e em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na classe regular. Os resultados apontam, apesar da presença de emoções agradáveis, como alegria e satisfação, o predomínio de emoções desagradáveis relacionadas à docência inclusiva, como insegurança, frustração e pena. O estudo indica a maior valorização dos aspectos cognitivos, minimizando a importância da emoção no processo de inclusão escolar. A pesquisa revela que as emoções têm sido desvalorizadas inclusive pelas próprias docentes que, ao desconhecê-las, privam-se da possibilidade de utilizá-las como promotoras de crescimento pessoal e transformação do trabalho docente.

Keywords : Emoções; Professores; Inclusão escolar; Teoria Histórico-Cultural; Vigotski.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )