SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37A pós-graduação para os professores da educação básica: um estudo a partir dos planos estaduais de educaçãoO olhar complexo sobre a formação continuada de professores para a utilização pedagógica das tecnologias e mídias digitais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

RODRIGUES, Alessandra  y  ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. A construção de currículos narrativos mediados pelas tecnologias: um olhar para a formação de professores e as narrativas digitais de aprendizagem. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e72496.  Epub 20-Mayo-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.72496.

Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização de narrativas digitais de aprendizagem em contexto de formação de professores. Como dados empíricos, são analisados discursos de mestrandos(as) produzidos em uma disciplina de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional) de uma universidade pública brasileira, buscando indícios de construção do currículo narrativo a partir da produção e veiculação de narrativas digitais de aprendizagem elaboradas como atividade curricular. A recolha de dados compreendeu o acompanhamento da disciplina (estruturada por meio de encontros presenciais e atividades realizadas em ambiente virtual) e a realização de dois grupos focais com os sujeitos da investigação. As análises dos dados tiveram como inspiração a Análise de Discurso e utilizaram o software NVivo como suporte para a composição do corpus. O estudo indica as narrativas digitais de aprendizagem como um dos caminhos para a construção do currículo narrativo, proposto por Ivor Goodson, uma vez que são espaços profícuos para o reconhecimento da experiência dos sujeitos em articulação com os conteúdos curriculares incitando a ecologia de saberes. Assim, propõe que o uso de narrativas digitais de aprendizagem pela perspectiva do currículo narrativo pode ser entendido como uma possibilidade didático-metodológica para a formação de professores.

Palabras clave : Narrativas Digitais; Formação Docente; Currículo Narrativo; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )