SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37The complex view on the continued training of teachers for the pedagogical use of digital technologies and mediaThe teachers’ training to the elementary education according to the Committee of fifteen: school form and the knowledge for teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SILVA, Marcus Quintanilha da  and  CRUZETTA, Danieli D’Aguiar. A representatividade racial na função de diretora nos Centros Municipais de Educação Infantil do município de Curitiba em 2016: um limite para a democracia?. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e74696.  Epub May 20, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.74696.

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre educação e democracia a partir da análise da desigualdade racial na representatividade de diretoras e diretores de/dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba no ano de 2016. A abordagem metodológica consistiu em uma análise quantitativa na perspectiva de Selz (2015), entendendo que um conjunto de informações numéricas precisa ser nutrido de uma base teórica que possa explicar o fenômeno analisado. A discussão foi pautada na discussão da forma de provimento por indicação da função de diretora de CMEI e, para a compreensão da desigualdade racial na função, o argumento foi tecido a partir das teorias sobre desigualdades sociais que tratam sobre a estratificação, o uso de credenciais para distinção e as desigualdades no mercado de trabalho. Os resultados evidenciaram que a ocupação das direções de CMEIs tem maior proporção de autodeclarados brancos em relação à população paranaense. Como reflexão na relação entre educação e democracia, entendeu-se que a indicação como provimento da função de diretora pode potencializar a desigualdade racial já existente no magistério pelas diferentes carreiras vigentes em Curitiba, além de impor obstáculos para a construção da democracia na comunidade escolar.

Keywords : Gestão Democrática; Forma de provimento; Desigualdade racial; Curitiba; Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )