SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37O olhar complexo sobre a formação continuada de professores para a utilização pedagógica das tecnologias e mídias digitaisA formação de professores do ensino elementar segundo a Comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SILVA, Marcus Quintanilha da  y  CRUZETTA, Danieli D’Aguiar. A representatividade racial na função de diretora nos Centros Municipais de Educação Infantil do município de Curitiba em 2016: um limite para a democracia?. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e74696.  Epub 20-Mayo-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.74696.

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre educação e democracia a partir da análise da desigualdade racial na representatividade de diretoras e diretores de/dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba no ano de 2016. A abordagem metodológica consistiu em uma análise quantitativa na perspectiva de Selz (2015), entendendo que um conjunto de informações numéricas precisa ser nutrido de uma base teórica que possa explicar o fenômeno analisado. A discussão foi pautada na discussão da forma de provimento por indicação da função de diretora de CMEI e, para a compreensão da desigualdade racial na função, o argumento foi tecido a partir das teorias sobre desigualdades sociais que tratam sobre a estratificação, o uso de credenciais para distinção e as desigualdades no mercado de trabalho. Os resultados evidenciaram que a ocupação das direções de CMEIs tem maior proporção de autodeclarados brancos em relação à população paranaense. Como reflexão na relação entre educação e democracia, entendeu-se que a indicação como provimento da função de diretora pode potencializar a desigualdade racial já existente no magistério pelas diferentes carreiras vigentes em Curitiba, além de impor obstáculos para a construção da democracia na comunidade escolar.

Palabras clave : Gestão Democrática; Forma de provimento; Desigualdade racial; Curitiba; Educação Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )