SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Preschool news in the Federal District: Yvonne Jean’s notes (1960-1964)On nature and body education in the anarchist perspective of Escuela Moderna de Barcelona author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

LOPES, Thamiris  and  CARVALHO, Cristina. Educação Infantil em museus de arte, ciência e história. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e76182.  Epub May 20, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.76182.

Este artigo resulta de uma pesquisa de doutorado que investigou o público de Educação Infantil em museus de arte, ciência e história1. Apresentamos parte dos achados da pesquisa no que se refere a como as crianças reagem a essa experiência. Para tanto, foi priorizada a abordagem de pesquisa qualitativa, com realização de pesquisa de campo em museus de tipologias distintas, localizados na cidade do Rio de Janeiro. Questionário online, observação, entrevista e análise documental foram utilizados como ferramentas metodológicas. A reflexão acerca da formação humana, pautada nas experiências em meio à cultura e às manifestações culturais, artísticas e estéticas teve como alicerce as perspectivas teóricas de autores da área da Educação, Infância, Estética e Museologia que contribuíram para o constructo teórico da pesquisa. Os resultados apontam que a experiência das crianças nos espaços museais se constitui na interação com outros (pares, mediadores, professores) e com as manifestações, registros e celebração das diferentes formas de viver e estar no mundo. Conclui-se que, por meio de mediações e ações educativas adequadas, os museus podem ser compreendidos enquanto meio – experimental e criativo – profícuo para promover às crianças o encontro com a cultura.

Keywords : Infância; Educação Infantil; Museus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )