SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Notícias da pré-escola no Distrito Federal: apontamentos de Yvonne Jean (1960-1964)Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de Barcelona índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

LOPES, Thamiris  e  CARVALHO, Cristina. Educação Infantil em museus de arte, ciência e história. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e76182.  Epub 20-Maio-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.76182.

Este artigo resulta de uma pesquisa de doutorado que investigou o público de Educação Infantil em museus de arte, ciência e história1. Apresentamos parte dos achados da pesquisa no que se refere a como as crianças reagem a essa experiência. Para tanto, foi priorizada a abordagem de pesquisa qualitativa, com realização de pesquisa de campo em museus de tipologias distintas, localizados na cidade do Rio de Janeiro. Questionário online, observação, entrevista e análise documental foram utilizados como ferramentas metodológicas. A reflexão acerca da formação humana, pautada nas experiências em meio à cultura e às manifestações culturais, artísticas e estéticas teve como alicerce as perspectivas teóricas de autores da área da Educação, Infância, Estética e Museologia que contribuíram para o constructo teórico da pesquisa. Os resultados apontam que a experiência das crianças nos espaços museais se constitui na interação com outros (pares, mediadores, professores) e com as manifestações, registros e celebração das diferentes formas de viver e estar no mundo. Conclui-se que, por meio de mediações e ações educativas adequadas, os museus podem ser compreendidos enquanto meio – experimental e criativo – profícuo para promover às crianças o encontro com a cultura.

Palavras-chave : Infância; Educação Infantil; Museus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )