SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Sobre a natureza e a educação dos corpos na perspectiva anarquista da Escola Moderna de BarcelonaOrtopedia do corpo, eficiência dos gestos, ciência para o esporte: modelos pedagógicos na Educação Física brasileira e na formação de seus professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

OLIVEIRA, Danilo Araujo de; PARAISO, Marlucy Alves  e  FERRARI, Anderson. Corpo lésbico, história e formação docente: agenciando existência e visibilidade para criação de possíveis no/com o currículo. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e76929.  Epub 20-Maio-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.76929.

Neste texto, a partir do relato de si de uma aluna que se identifica como branca, lésbica, jovem e de classe média, problematizamos a relação entre corpo lésbico, história e formação docente no/com o currículo. Trata-se de relato construído na disciplina de estágio do curso de Licenciatura em História de uma Universidade Pública Federal em Minas Gerais. Utilizando referenciais pós-críticos, argumentamos que a formação docente dessa aluna ocorre no corpo e com o corpo, constituindo-se como um processo histórico, composto por descontinuidades e rupturas, que permite o agenciamento de existências e visibilidades para a criação de possíveis no currículo. O artigo mostra, então, que a experiência da estudante lésbica produz uma pedagogia que faz questionar os padrões heteronormativos e leva à produção de conhecimentos sobre si, sobre seu corpo e sobre possibilidades outras que a fazem reinventar sua subjetividade e sua relação com a docência.

Palavras-chave : Corpo; História; Formação docente; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )