SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Research-Intervention in the Professional Master's and its methodological possibilitiesChildhood and scientific education: perspectives for teaching learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SILVEIRA, Jucimeri Isolda; NASCIMENTO, Sergio Luiz  and  ZALEMBESSA, Simões. Colonialidade e decolonialidade na crítica ao racismo e às violações: para refletir sobre os desafios educação em direitos humanos. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e71306.  Epub Aug 11, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.71306.

Este artigo parte da reflexão dos efeitos da colonialidade na reprodução da desigualdade e das violências num contexto de ruptura do pacto social e de ameaça à democracia no Brasil. A partir de uma concepção crítica e decolonial em direitos humanos, busca-se relacionar o aprofundamento da desigualdade social, étnico-racial e de gênero, com a colonialidade que age nas instâncias do ser, do saber e do poder e, nessa lógica, conduz as estruturas e sistemas de poder. Por meio de uma pesquisa teórica sobre colonialidade, decolonialidade e desigualdade, são indicados desafios centrais que reposicionam o papel histórico da sociedade civil, das formas de resistência, das lutas sociais, na materialização dos direitos humanos, na direção emancipatória.

Keywords : Colonialidade; Decolonialidade; Racismo; Direitos Humanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )