SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Coloniality and decoloniality in the critique of racism and violations: to reflect on the challenges in human rights educationSchool and family in the Mariana’s newspaper O Arquidiocesano (1959-1991): “He will defend the rights of God and the Christian community” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

VOLTARELLI, Monique Aparecida  and  LOPES, Eloisa Assunção de Melo. Infância e Educação Científica: perspectivas para aprendizagem docente. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e75394.  Epub Aug 11, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75394.

Este artigo aborda a relação entre a formação de professores e a importância da Educação Científica na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma a trazer indicativos para a aprendizagem inicial docente no trabalho com as crianças. Para tanto se recorreu às narrativas dos estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira, que após realizarem visitas a campo para observar a prática pedagógica de professores puderam ampliar as perspectivas acerca do ensino de Ciências atrelado às especificidades da infância. Ficou evidente a necessidade de atividades sensoriais e lúdicas pautadas na experimentação, com visitas e passeios externos como fundamentais para o ensino de Ciências para as crianças, bem como ficou claro que os sentimentos de participação e pertença atrelados à formação cidadã na Educação Científica favorecem a aprendizagem das crianças para desvelar os fenômenos do mundo de forma crítica e reflexiva.

Keywords : Educação Infantil; Ensino de Ciências; Formação Docente; Infância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )