SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Educational innovations at the present time and ruptures in the modern paradigm: an analysis of the educational research of the University of GenevaSchool ethnography on intercultural education in three Mapuche schools in La Araucanía author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CHARLOT, Bernard. “Qualidade da educação”: o nascimento de um conceito ambíguo. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e81286.  Epub Aug 11, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.81286.

O artigo traz o interesse pelo nascimento do conceito de “qualidade da educação” e seu contexto internacional. É mostrado que o conceito nasceu a partir das reflexões sobre a reforma do ensino de Matemática e de Ciências nas décadas de 60, 70 e 80 do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, e difundiu-se nos anos 80 e 90 do mesmo século enquanto componente educacional do movimento liberal de modernização e globalização, em um ambiente de intensa concorrência econômica, que mobiliza a Matemática e a Ciência como instrumentos de riqueza e poder. Levando em conta a ambiguidade do conceito, o artigo aponta para alguns problemas a serem enfrentados quando se tenta usar esse conceito.

Keywords : Qualidade da educação; Políticas públicas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese | French     · French ( pdf ) | Portuguese ( pdf )