SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37“Quality of education”: the birth of an ambiguous conceptSome pedagogical inadequacies in the post-truth era: the collapsing class constituted in the conviction of truth as annulment of critical thinking author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ARIAS-ORTEGA, Katerin. Etnografia escolar em educação intercultural em três escolas Mapuche em La Araucanía1. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e70098.  Epub Sep 08, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.70098.

A política educacional do Estado chileno desde 1996 implementa o Programa de Educación Intercultural Bilingüe (PEIB) como forma de reparação histórica com os povos indígenas incorporando no currículo escolar conteúdos de aprendizagem sobre a língua e cultura desses povos. O artigo apresenta resultados de pesquisas sobre a implementação da Educación Intercultural Bilingüe (EIB) em três escolas de La Araucanía. A metodologia é de caráter qualitativo, com nível descritivo de escopo exploratório. Os resultados constatam que fatores sócio-pedagógicos limitam a implementação do programa prevalecendo uma relação educacional assimétrica e com ênfase epistemológica cuja predominancia se dá entre o professor mentor, o educador tradicional e os alunos. Concluímos que o EIB, mesmo estando no sistema escolar chileno há mais de vinte anos, não estaria contribuindo para o desenvolvimento do bilinguismo aditivo, mediante a reaprendizagem da língua indígena.

Keywords : Educação Intercultural Bilíngue; Relação educacional; Interculturalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )