SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37“Qualidade da educação”: o nascimento de um conceito ambíguoAlgumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

ARIAS-ORTEGA, Katerin. Etnografia escolar em educação intercultural em três escolas Mapuche em La Araucanía1. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e70098.  Epub 08-Set-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.70098.

A política educacional do Estado chileno desde 1996 implementa o Programa de Educación Intercultural Bilingüe (PEIB) como forma de reparação histórica com os povos indígenas incorporando no currículo escolar conteúdos de aprendizagem sobre a língua e cultura desses povos. O artigo apresenta resultados de pesquisas sobre a implementação da Educación Intercultural Bilingüe (EIB) em três escolas de La Araucanía. A metodologia é de caráter qualitativo, com nível descritivo de escopo exploratório. Os resultados constatam que fatores sócio-pedagógicos limitam a implementação do programa prevalecendo uma relação educacional assimétrica e com ênfase epistemológica cuja predominancia se dá entre o professor mentor, o educador tradicional e os alunos. Concluímos que o EIB, mesmo estando no sistema escolar chileno há mais de vinte anos, não estaria contribuindo para o desenvolvimento do bilinguismo aditivo, mediante a reaprendizagem da língua indígena.

Palavras-chave : Educação Intercultural Bilíngue; Relação educacional; Interculturalidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )