SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37School ethnography on intercultural education in three Mapuche schools in La AraucaníaThe construction of the internationalization policy for Brazilian graduate studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

RODRIGUES, Rogério. Algumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e75785.  Epub Sep 08, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75785.

Este ensaio tem como objetivo analisar a dificuldade da transmissão do saber em ruptura com a posição dogmática perante a verdade, numa perspectiva da formação do pensamento crítico no campo escolar. A nossa metodologia investigativa encontra-se no campo da Filosofia da Educação, no sentido de interpretar o processo formativo como resultado de narrativas que se estabelecem em diversos caminhos percorridos nas práticas sociais educativas que determinam uma concepção de mundo em que os sujeitos, em grande parte, constituem-se na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico. A principal conclusão do ensaio é que a passagem para a posição de professor como intelectual, na era da pós-verdade, não deveria ocorrer na polaridade entre aqueles que sabem e os outros que não sabem. Compreendemos que a passagem para a posição do professor, na transmissão do saber crítico, constrói-se no interior da atividade educativa e se constitui numa ressignificação dos espaços da transmissão da cultura escolar, no sentido de proporcionar a experiência vivida numa relação entre iguais. Portanto, como uma atividade de construção, torna-se presente em diversos modos de compreensão sobre o mundo e no pleno sentido da ampliação da tolerância em face da discordância.

Keywords : Professor; Educação; Emancipação; Verdade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )