SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Etnografía escolar sobre la educación intercultural en tres escuelas mapuches de La AraucaníaA construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

RODRIGUES, Rogério. Algumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e75785.  Epub 08-Sep-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75785.

Este ensaio tem como objetivo analisar a dificuldade da transmissão do saber em ruptura com a posição dogmática perante a verdade, numa perspectiva da formação do pensamento crítico no campo escolar. A nossa metodologia investigativa encontra-se no campo da Filosofia da Educação, no sentido de interpretar o processo formativo como resultado de narrativas que se estabelecem em diversos caminhos percorridos nas práticas sociais educativas que determinam uma concepção de mundo em que os sujeitos, em grande parte, constituem-se na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico. A principal conclusão do ensaio é que a passagem para a posição de professor como intelectual, na era da pós-verdade, não deveria ocorrer na polaridade entre aqueles que sabem e os outros que não sabem. Compreendemos que a passagem para a posição do professor, na transmissão do saber crítico, constrói-se no interior da atividade educativa e se constitui numa ressignificação dos espaços da transmissão da cultura escolar, no sentido de proporcionar a experiência vivida numa relação entre iguais. Portanto, como uma atividade de construção, torna-se presente em diversos modos de compreensão sobre o mundo e no pleno sentido da ampliação da tolerância em face da discordância.

Palabras clave : Professor; Educação; Emancipação; Verdade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )