SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Some pedagogical inadequacies in the post-truth era: the collapsing class constituted in the conviction of truth as annulment of critical thinking“In close contact with nature”: education, health and labor at the School Hospital José de Mendonça author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

FEIJO, Rosemeri Nunes  and  TRINDADE, Helgio. A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e76211.  Epub Sep 08, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.76211.

Este artigo tem como foco principal o processo de internacionalização da pós-graduação brasileira. Através da análise dos Boletins Informativos da Capes (InfoCAPES) do período de 1994 a 2002 e dos Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG) de 1975 a 2011, observa-se que a internacionalização foi gradualmente sendo construída, aparecendo inicialmente como “inserção internacional”, como item de avaliação de cursos 6 e 7, até se tornar uma política pública para a pós-graduação brasileira no PNPG 2011-2020. Procura-se demonstrar, também, que algumas questões discutidas desde a década de 1990 ainda hoje são pautas das políticas da Capes para o sistema de pós-graduação, relacionadas à avaliação e à internacionalização.

Keywords : Internacionalização; Educação Superior; Pós-Graduação; Capes; Política Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )