SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Algumas inadequações pedagógicas na era da pós-verdade: a aula em colapso constituída na convicção de verdade como anulação do pensamento crítico“Em íntimo contato com a natureza”: educação, saúde e trabalho na Escola Hospital José de Mendonça índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

FEIJO, Rosemeri Nunes  y  TRINDADE, Helgio. A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e76211.  Epub 08-Sep-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.76211.

Este artigo tem como foco principal o processo de internacionalização da pós-graduação brasileira. Através da análise dos Boletins Informativos da Capes (InfoCAPES) do período de 1994 a 2002 e dos Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG) de 1975 a 2011, observa-se que a internacionalização foi gradualmente sendo construída, aparecendo inicialmente como “inserção internacional”, como item de avaliação de cursos 6 e 7, até se tornar uma política pública para a pós-graduação brasileira no PNPG 2011-2020. Procura-se demonstrar, também, que algumas questões discutidas desde a década de 1990 ainda hoje são pautas das políticas da Capes para o sistema de pós-graduação, relacionadas à avaliação e à internacionalização.

Palabras clave : Internacionalização; Educação Superior; Pós-Graduação; Capes; Política Pública.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )