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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

FEIJO, Rosemeri Nunes  e  TRINDADE, Helgio. A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e76211.  Epub 08-Set-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.76211.

Este artigo tem como foco principal o processo de internacionalização da pós-graduação brasileira. Através da análise dos Boletins Informativos da Capes (InfoCAPES) do período de 1994 a 2002 e dos Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG) de 1975 a 2011, observa-se que a internacionalização foi gradualmente sendo construída, aparecendo inicialmente como “inserção internacional”, como item de avaliação de cursos 6 e 7, até se tornar uma política pública para a pós-graduação brasileira no PNPG 2011-2020. Procura-se demonstrar, também, que algumas questões discutidas desde a década de 1990 ainda hoje são pautas das políticas da Capes para o sistema de pós-graduação, relacionadas à avaliação e à internacionalização.

Palavras-chave : Internacionalização; Educação Superior; Pós-Graduação; Capes; Política Pública.

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