SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileiraInteligência Artificial e formação danificada: aprendizagem profunda e ética rasa entre professores e alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

SILVA, Henrique Mendonça da  e  ROCHA, Heloísa Helena Pimenta. “Em íntimo contato com a natureza”: educação, saúde e trabalho na Escola Hospital José de Mendonça. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e77090.  Epub 08-Set-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77090.

Este artigo busca examinar práticas instituídas na Escola Hospital José de Mendonça, criada no final dos anos 1930 em Araruama, interior do estado do Rio de Janeiro. Demarcada em seu espaço e em suas atividades cotidianas por intenções médicas e educativas, a escola hospital reuniu, primordialmente, crianças que frequentavam as escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro, acometidas de males passíveis de cura ou tratamento. Nessa instituição, elas foram expostas à educação formal, ao trabalho e a práticas corporais calcadas nos pressupostos da medicina natural, dentre as quais os banhos de mar, a exposição ao sol e ao ar marítimo foram utilizados no tratamento dos casos doentios. Os objetivos visados pela escola hospital, concebida como uma espécie de contraponto à vida na cidade, com seus ritmos e seus males, articulavam-se em torno da crença no valor de uma natureza que restaura, alivia e tonifica. Os discursos de seu idealizador, o médico Oscar Clark, oferecem indícios do projeto mais amplo em que se inscrevia a iniciativa: um projeto modernizador, defendido por frações do pensamento social brasileiro, que tinha como pilares a cura de um povo considerado doente e a sua redenção por meio da alfabetização, do trabalho e das práticas de educação do corpo.

Palavras-chave : Higiene; Medicina natural; Escola hospital; Educação do corpo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )