SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37“Em íntimo contato com a natureza”: educação, saúde e trabalho na Escola Hospital José de MendonçaEducação, neoliberalismo e/ou sociedade administrada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

ZUIN, Antônio A. S.. Inteligência Artificial e formação danificada: aprendizagem profunda e ética rasa entre professores e alunos. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e80158.  Epub 08-Sep-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.80158.

Em tempos de conexão ininterrupta, consolida-se o denominado capitalismo de vigilância. Nesse estágio do modo de produção capitalista, o capital é produzido e reproduzido por meio do controle dos grandes dados (big data), que são obtidos através dos dispositivos de vigilância presentes tanto nos softwares algorítmicos, quanto nas câmeras de reconhecimento facial. Nesse contexto, insere-se o objetivo deste artigo: refletir sobre a forma como a utilização de dispositivos de decisão diretiva (directive decision devices), fundamentados nos princípios da Inteligência Artificial (IA), pode fazer com que um sistema de vigilância prevaleça entre professores e alunos, em detrimento de relações eticamente elaboradas entre ambos. Conclui- se que a chamada aprendizagem profunda, algoritmicamente produzida, deve ser repensada nos termos da revitalização da formação (Bildung), que questiona a pretensão de tal aprendizagem fomentar procedimentos éticos entre professores e alunos pautados num sistema de premiação e punição decorrente da vigilância digital ubíqua.

Palabras clave : Inteligência Artificial; Teoria Crítica; Adorno; Ética; Aprendizagem profunda.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )