SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Artificial Intelligence and semi-formation: deep learning and shallow ethics among teachers and studentsThe role of female school principals in the relationship between public schools and underprivileged families in an educational policy implementation context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CROCHICK, José Leon. Educação, neoliberalismo e/ou sociedade administrada. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e80472.  Epub Sep 08, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.80472.

O objetivo deste trabalho é refletir sobre as condições atuais de formação individual, considerando a atual estrutura social capitalista e a ideologia neoliberal. Para cumprir este objetivo, a exposição do texto está dividida em três partes; a primeira traz elementos para se pensar o neoliberalismo como ideologia; a segunda trata da formação individual sob a égide dessa ideologia, no tocante ao produtivismo e empreendedorismo exigidos atualmente, às características de personalidade, favoráveis ou contrárias à democracia e relacionadas com formas de violência escolar; e a última parte discorre sobre a relação do neoliberalismo e a formação do indivíduo. Defende-se que a ideologia neoliberal oculta a inexistência do mercado, auxiliando a concentrar o capital em um número de grupos cada vez menor, e a não percepção disso pode levar à defesa do estado de bem-estar social, que se permite melhores condições materiais de vida para a população, o que é importante não deixou de ser alvo de críticas, sobretudo de pensadores da Teoria Crítica da Sociedade. Para a administração desse sistema de concentração de renda é necessária uma administração de cunho fascista, ainda que possa ter aparência de democracia; se é um fenômeno objetivo, não prescinde de indivíduos que o sustentem, que sejam formados por uma relação superficial com a realidade, a qual possibilita uma expressão de violência, que indica necessidades de personalidade regredidas.

Keywords : Formação do indivíduo; Crítica social; Neoliberalismo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )