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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

CROCHICK, José Leon. Educação, neoliberalismo e/ou sociedade administrada. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e80472.  Epub 08-Set-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.80472.

O objetivo deste trabalho é refletir sobre as condições atuais de formação individual, considerando a atual estrutura social capitalista e a ideologia neoliberal. Para cumprir este objetivo, a exposição do texto está dividida em três partes; a primeira traz elementos para se pensar o neoliberalismo como ideologia; a segunda trata da formação individual sob a égide dessa ideologia, no tocante ao produtivismo e empreendedorismo exigidos atualmente, às características de personalidade, favoráveis ou contrárias à democracia e relacionadas com formas de violência escolar; e a última parte discorre sobre a relação do neoliberalismo e a formação do indivíduo. Defende-se que a ideologia neoliberal oculta a inexistência do mercado, auxiliando a concentrar o capital em um número de grupos cada vez menor, e a não percepção disso pode levar à defesa do estado de bem-estar social, que se permite melhores condições materiais de vida para a população, o que é importante não deixou de ser alvo de críticas, sobretudo de pensadores da Teoria Crítica da Sociedade. Para a administração desse sistema de concentração de renda é necessária uma administração de cunho fascista, ainda que possa ter aparência de democracia; se é um fenômeno objetivo, não prescinde de indivíduos que o sustentem, que sejam formados por uma relação superficial com a realidade, a qual possibilita uma expressão de violência, que indica necessidades de personalidade regredidas.

Palavras-chave : Formação do indivíduo; Crítica social; Neoliberalismo.

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