SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Educação, neoliberalismo e/ou sociedade administradaHistórias e narrativas de si: memórias de docentes que atuaram numa escola rural no norte do Rio Grande do Sul (1964-1985) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

NOBREGA JUNIOR, Edson Diniz. O papel das diretoras de escola nas relações entre escolas públicas e famílias populares no contexto de implementação de uma política educacional. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e78238.  Epub 26-Oct-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.78238.

O presente trabalho discute o papel das diretoras de escolas na construção de relações entre escolas públicas e famílias de origem popular que vivem em uma favela da cidade do Rio de Janeiro. Nossa análise levou em conta o contexto de implementação de uma política educacional proposta justamente para aproximar escolas e famílias. Com esse enfoque, queremos iluminar aspectos pouco estudados pela literatura que trata das relações escolas-famílias e da implementação de políticas educacionais. A verdade é que a atuação das diretoras junto às famílias e sua influência na criação de um clima escolar propício a contatos e interações, positivas ou não, acaba sendo negligenciado. Outra questão abordada é o reconhecimento de que o cargo de direção escolar é feminino, e, assim como nas famílias, também são as mulheres as responsáveis pela interação com as escolas, o que faz com que essas relações sejam influenciadas pelo universo das mulheres. E essa marca traz especificidades que procuramos explorar no presente trabalho. Nesse sentido, esperamos contribuir para diminuir uma lacuna no campo da pesquisa que trata das relações escolas públicas e famílias populares. Ao final, constatamos que as diretoras de escolas têm papel decisivo na construção de um clima escolar que impacta nas relações das escolas com as famílias.

Palabras clave : Diretoras de escolas; Relação escola-família; Política educacional; Escola pública; Escolas do Amanhã.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )