SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37O papel das diretoras de escola nas relações entre escolas públicas e famílias populares no contexto de implementação de uma política educacionalAs políticas públicas de livro didático no Brasil: editais do PNLD de Biologia em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

PASINATO, Darciel  e  FRITSCH, Rosangela. Histórias e narrativas de si: memórias de docentes que atuaram numa escola rural no norte do Rio Grande do Sul (1964-1985). Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e80276.  Epub 26-Out-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.80276.

O artigo tem por objetivo analisar as memórias de docentes rurais, que atuaram na Escola Aníbal Magni, na comunidade de Arroio Grande, no pequeno município de Selbach, localizado no norte do Rio Grande do Sul, Brasil, entre 1964 e 1985, em plena Ditadura Civil-Militar. A pesquisa tem a Memória como pressuposto teórico e utiliza a metodologia da História Oral. A memória assume papel decisivo, visto que, além de ser um dispositivo da História, ela é, por primazia humana, uma propriedade de preservar certas informações. Para constituir este estudo, usando a entrevista como estratégica metodológica, ouvimos dez professores que ofereceram sua história de vida envolvendo-se tanto na temática foco, memórias docentes, como também naquilo que a envolve: o próprio existir. As memórias permitem uma visibilidade ao cotidiano escolar, seus espaços e tempos, visibilizando marcas das escolas rurais no contexto da Ditadura Civil-Militar. A proporção mais colaborativa presente nas comunidades rurais é citada pelos docentes, representada pelas celebrações, festividades e relações sociais mais coletivas.

Palavras-chave : Memórias docentes; Escola rural; História Oral; Ditadura Civil-Militar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )