SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37From the Dreyfus case intellectual to the organic intellectual: a model of analysis of Vieira Netto’s trajectory (1945-1973)A genealogy of John Dewey’s theses on art in education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SCHLESENER, Anita Helena. Linguagem acadêmica e educação: um campo de disputas e de consolidação da hegemonia. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e82175.  Epub Oct 26, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.82175.

Este artigo retoma alguns aspectos de escritos críticos: a pergunta sobre a linguagem e seu significado político e pedagógico é importante a partir do entendimento de que a linguagem, na leitura crítica, tem uma dimensão política e metafórica e, como tal, traduzível, viabilizando a relação dos saberes entre si e destes com o real vivido. Ao mesmo tempo, por sua dimensão política, torna-se um instrumento importante de consolidação da hegemonia. A linguagem é um elemento vital neste processo e as Universidades, no seu interior e no exercício da linguagem acadêmica, têm a incumbência fundamental de nutrir o processo hegemônico por meio da atividade dos intelectuais e de sua formação para funções na estrutura produtiva, política e cultural, no sentido da preservação da ordem social. A educação torna-se mediadora no movimento de superação do horizonte ideológico dominante na medida em que possibilita o acesso ao contexto de formação, ao questionamento e renovação da linguagem.

Keywords : Hegemonia; Ideologia; Educação; Linguagem acadêmica; Política.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )