SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Linguagem acadêmica e educação: um campo de disputas e de consolidação da hegemoniaEducação Clandestina: a proposição de um conceito índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CARVALHO, Aline Hernandes de  y  CUNHA, Marcus Vinicius da. Uma genealogia das teses de John Dewey acerca da arte na educação. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e81888.  Epub 26-Oct-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.81888.

Este trabalho considera que a elaboração da teoria estética de John Dewey, apresentada no livro “Arte como experiência”, publicado em 1934, decorre de uma série de ensaios da década de 1920 - “Experience, nature and art” [Experiência, natureza e arte], “Individuality and experience” [Individualida e experiência], “Affective thought” [Pensamento afetivo] e “Art in education - education in art” [Arte em educação - educação em arte]. O trabalho analisa cada um desses ensaios individualmente e relaciona os seus conteúdos com os temas centrais do livro, com o propósito de oferecer novas diretrizes para o trabalho docente na atualidade.

Palabras clave : John Dewey; Ensino de arte; Estética; Trabalho docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )