SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37A genealogy of John Dewey’s theses on art in educationFemale black students in public and private High Schools: intersectional readings about their experiences and perceptions of racism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SILVEIRA, Éder da Silva  and  ALMEIDA, Diego Orgel Dal Bosco. Educação Clandestina: a proposição de um conceito. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e75265.  Epub Oct 26, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75265.

O presente artigo busca refletir aspectos significativos de ordem teórico-conceitual sobre Educação Clandestina e as possíveis relações entre educação e clandestinidade. Partindo das contribuições associadas a um projeto de pesquisa desenvolvido no Brasil, o objetivo central é propor um conceito para Educação Clandestina, considerando as possibilidades de aplicação e os seus usos que emergiram dos diferentes enfoques e abordagens mobilizados em produções recentes sobre a temática. A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo realizada sobre a educação de comunistas na clandestinidade, explora-se as potencialidades da denominação Educação Clandestina como um conceito/categoria operacional.

Keywords : Educação; Clandestinidade; Educação Clandestina.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )