SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Uma genealogia das teses de John Dewey acerca da arte na educaçãoJovens negras no Ensino Médio público e privado: leituras interseccionais sobre suas vivências e percepções do racismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SILVEIRA, Éder da Silva  y  ALMEIDA, Diego Orgel Dal Bosco. Educação Clandestina: a proposição de um conceito. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e75265.  Epub 26-Oct-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75265.

O presente artigo busca refletir aspectos significativos de ordem teórico-conceitual sobre Educação Clandestina e as possíveis relações entre educação e clandestinidade. Partindo das contribuições associadas a um projeto de pesquisa desenvolvido no Brasil, o objetivo central é propor um conceito para Educação Clandestina, considerando as possibilidades de aplicação e os seus usos que emergiram dos diferentes enfoques e abordagens mobilizados em produções recentes sobre a temática. A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo realizada sobre a educação de comunistas na clandestinidade, explora-se as potencialidades da denominação Educação Clandestina como um conceito/categoria operacional.

Palabras clave : Educação; Clandestinidade; Educação Clandestina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )