SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Female black students in public and private High Schools: intersectional readings about their experiences and perceptions of racismThe inter-relationship between the right to education and educational planning: an analysis of scientific production (1988 - 2018) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

BORGES, Robson Machado; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo  and  FRAGA, Alex Branco. O estado de angústia manifestado por professores em uma formação continuada: uma análise à luz de Soren Kierkegaard. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e76449.  Epub Nov 06, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.76449.

Este artigo tem como objetivo analisar a presença do estado de angústia manifestado por professores participantes de uma formação continuada e seus possíveis desdobramentos a partir da perspectiva de Soren Kierkegaard. Para tanto, realizou-se uma investigação de abordagem qualitativa caracterizada como uma pesquisa documental com a utilização de dados secundários. Foram analisados dados de uma tese de doutorado, a qual retrata uma formação continuada constituída de 26 encontros realizados durante aproximadamente três anos, que contou com a participação de 15 docentes. Os resultados indicam que ao estudarem uma forma de atuação docente que consideraram mais adequada em relação à que realizavam, os professores constaram um estado de angústia no sentido do nada kierkegaardiano. Essa condição, preocupante inicialmente, potencializou a busca do conhecimento como modo de enfrentar a angústia, visando atuar com práticas inovadoras. Assim, parece pertinente que instituições, docentes - ao planejarem e desenvolverem formação continuada de modo colaborativo - e os próprios participantes desses eventos considerem a presença do estado de angústia uma vez que este pode potencializar a reflexão sobre a própria atuação docente.

Keywords : Angústia; Kierkegaard; Formação continuada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )