SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Jovens negras no Ensino Médio público e privado: leituras interseccionais sobre suas vivências e percepções do racismoA inter-relação entre direito à educação e planejamento educacional: uma análise da produção científica (1988-2018) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

BORGES, Robson Machado; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo  y  FRAGA, Alex Branco. O estado de angústia manifestado por professores em uma formação continuada: uma análise à luz de Soren Kierkegaard. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e76449.  Epub 06-Nov-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.76449.

Este artigo tem como objetivo analisar a presença do estado de angústia manifestado por professores participantes de uma formação continuada e seus possíveis desdobramentos a partir da perspectiva de Soren Kierkegaard. Para tanto, realizou-se uma investigação de abordagem qualitativa caracterizada como uma pesquisa documental com a utilização de dados secundários. Foram analisados dados de uma tese de doutorado, a qual retrata uma formação continuada constituída de 26 encontros realizados durante aproximadamente três anos, que contou com a participação de 15 docentes. Os resultados indicam que ao estudarem uma forma de atuação docente que consideraram mais adequada em relação à que realizavam, os professores constaram um estado de angústia no sentido do nada kierkegaardiano. Essa condição, preocupante inicialmente, potencializou a busca do conhecimento como modo de enfrentar a angústia, visando atuar com práticas inovadoras. Assim, parece pertinente que instituições, docentes - ao planejarem e desenvolverem formação continuada de modo colaborativo - e os próprios participantes desses eventos considerem a presença do estado de angústia uma vez que este pode potencializar a reflexão sobre a própria atuação docente.

Palabras clave : Angústia; Kierkegaard; Formação continuada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )