SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37The inter-relationship between the right to education and educational planning: an analysis of scientific production (1988 - 2018)Narrative (auto) biographical research: from the weaving of sources to the challenges of hermeneutic interpretation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CUNHA, Maria Amália de A.  and  BRETON, Hervé. Apresentação - Narrativas biográficas, temporalidades e hermenêutica do sujeito. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e79134.  Epub Apr 09, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.79134.

Narrar uma experiência envolve organizá-la temporalmente, encontrar as palavras para serem ditas e configurar os momentos e os períodos da vida em uma história. Assim, para que os processos de compreensão e autoformação aconteçam, a experiência deve se tornar dizível para, em seguida, construir uma unidade histórica que pareça verdadeira e completa do ponto de vista do narrador. Neste sentido, as dimensões temporais parecem determinantes sobre os efeitos formativos da narração: duração das experiências vividas a partir das quais se desenrola a narração biográfica; tempo disponível para compor um relato, escrevê-lo e socializá-lo; distância temporal do vivido ao momento de sua narração, entre outras. O objetivo deste dossiê é, portanto, analisar os tensionamentos que envolvem a dinâmica das temporalidades da narrativa, seus efeitos e os processos de compreensão que dela resultam.

Keywords : Narrativas autobiográficas; Temporalidades; Hermenêutica do sujeito.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese | French     · French ( pdf ) | Portuguese ( pdf )