SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37A inter-relação entre direito à educação e planejamento educacional: uma análise da produção científica (1988-2018)Pesquisa formação narrativa (auto)biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CUNHA, Maria Amália de A.  y  BRETON, Hervé. Apresentação - Narrativas biográficas, temporalidades e hermenêutica do sujeito. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e79134.  Epub 09-Abr-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.79134.

Narrar uma experiência envolve organizá-la temporalmente, encontrar as palavras para serem ditas e configurar os momentos e os períodos da vida em uma história. Assim, para que os processos de compreensão e autoformação aconteçam, a experiência deve se tornar dizível para, em seguida, construir uma unidade histórica que pareça verdadeira e completa do ponto de vista do narrador. Neste sentido, as dimensões temporais parecem determinantes sobre os efeitos formativos da narração: duração das experiências vividas a partir das quais se desenrola a narração biográfica; tempo disponível para compor um relato, escrevê-lo e socializá-lo; distância temporal do vivido ao momento de sua narração, entre outras. O objetivo deste dossiê é, portanto, analisar os tensionamentos que envolvem a dinâmica das temporalidades da narrativa, seus efeitos e os processos de compreensão que dela resultam.

Palabras clave : Narrativas autobiográficas; Temporalidades; Hermenêutica do sujeito.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués | Francés     · Francés ( pdf ) | Portugués ( pdf )