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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

CUNHA, Maria Amália de A.  e  BRETON, Hervé. Apresentação - Narrativas biográficas, temporalidades e hermenêutica do sujeito. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e79134.  Epub 09-Abr-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.79134.

Narrar uma experiência envolve organizá-la temporalmente, encontrar as palavras para serem ditas e configurar os momentos e os períodos da vida em uma história. Assim, para que os processos de compreensão e autoformação aconteçam, a experiência deve se tornar dizível para, em seguida, construir uma unidade histórica que pareça verdadeira e completa do ponto de vista do narrador. Neste sentido, as dimensões temporais parecem determinantes sobre os efeitos formativos da narração: duração das experiências vividas a partir das quais se desenrola a narração biográfica; tempo disponível para compor um relato, escrevê-lo e socializá-lo; distância temporal do vivido ao momento de sua narração, entre outras. O objetivo deste dossiê é, portanto, analisar os tensionamentos que envolvem a dinâmica das temporalidades da narrativa, seus efeitos e os processos de compreensão que dela resultam.

Palavras-chave : Narrativas autobiográficas; Temporalidades; Hermenêutica do sujeito.

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